Evite Lesoes

Todos sabem que a prática de atividade física constante é benéfica para a saúde. Entretanto, devemos “praticar” alguns cuidados antes, durante e após os esportes. Estes cuidados devem ser redobrados caso sua participação seja mais intensa,em caso de preparação para algum torneio, por exemplo.
Alguns rituais para você se prevenir de lesões na prática esportiva.

1. Alongue-se bem antes de qualquer atividade física: o alongamento e o aquecimento são partes fundamentais para preparar o corpo para qualquer exercício físico. O alongamento prepara a musculatura e as articulações para as atividades.

2. Hidrate-se: a desidratação pode provocar alguns danos não só na musculatura, mas também em outros sistemas orgânicos. A ingestão de líquidos deve ser feita antes, durante a após a atividade física. Além do suor, perdemos líquido pela respiração.

3. Treinamento com peso: músculos mais fortes absorvem melhor e maior quantidade de impacto e auxiliam na proteção das articulações e ossos. A musculação dentro da preparação física deve fazer parte da sua rotina de treino.

4. Mantenha seus equipamentos conservados: muitas lesões podem ser evitadas simplesmente pela manutenção dos seus equipamentos de treino.

5. Proteja-se. Quando sua atividade física for realizada num dia quente, proteja sua pele, passando protetor solar, use bonés, roupas leves e claras. Em dias frios, agasalhe-se.

6. Mantenha-se psicologicamente positivo. Infelizmente, o risco de lesão faz parte da prática de atividade física. Tão logo aconteça a lesão, é aconselhável que se utilize do método RICE,conhecido dentro da Medicina Esportiva. O método RICE -que pode ser combinado com anti-inflamatórios- é a melhor resposta imediata para a maioria das contusões. Ele significa (em inglês) :
R-“rest” (repouso),I-“ice” (gelo), C-“compression” (compressão) e E-“elevation” (elevação)
Isso ajudará a controlar o edema (inchaço), sangramento e a dor.

No momento da lesão, peça auxílio para uma pessoa mais experiente, seja seu técnico ou treinador ou alguém da área da saúde.
Repouso: mantenha a área da lesão em repouso.

Gelo: coloque gelo na área afetada. O tempo de utilização do gelo depende da área machucada, mas a média de tempo de aplicação é de 20 minutos.
Compressão: comprima a área machucada para controlar o edema e proteger a área.
Elevação: mantenha a parte do corpo machucada elevada. Isso facilita a drenagem do edema.

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